21/07/2013

A Sociedade do Consumo

Foto: Divulgação
Foi a partir da revolução industrial que aconteceu a mudança no mercado de consumo, onde a expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade caracterizada do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. Com o desenvolvimento industrial pela primeira vez na história, se tornou mais difícil vender produtos e serviços do que fabricá-los.
Com o excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.

A publicidade se tornou um dos pilares da sociedade de consumo, e as suas imagens representam a época em que vivemos.  Onde a realidade mostrada é um reflexo dos desejos dos indivíduos e a publicidade cria novas necessidades, apresentando paraísos inacessíveis, contribuindo por outro lado para manter uma sociedade estereotipada que se limita a seguir modelos conhecidos. Todo o apelo do consumo leva principalmente os mais jovens a adquirir produtos que não serão utilizados e também a recusa de profundidade que faz com que pessoas queiram viver de aparências, e ao mesmo tempo mitifica o efêmero e uniformiza valores.

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