Foto: Divulgação
Foi
a partir da revolução industrial que aconteceu a mudança no mercado de consumo,
onde a expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade caracterizada do
mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são
normalizados e os padrões de consumo estão massificados. Com o desenvolvimento
industrial pela primeira vez na história, se tornou mais difícil vender
produtos e serviços do que fabricá-los.
Com
o excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado,
levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e
sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de
distribuição, quer do sistema financeiro.
A
publicidade se tornou um dos pilares da sociedade de consumo, e as suas imagens
representam a época em que vivemos. Onde
a realidade mostrada é um reflexo dos desejos dos indivíduos e a publicidade
cria novas necessidades, apresentando paraísos inacessíveis, contribuindo por
outro lado para manter uma sociedade estereotipada que se limita a seguir
modelos conhecidos. Todo o apelo do consumo leva principalmente os mais jovens
a adquirir produtos que não serão utilizados e também a recusa de profundidade
que faz com que pessoas queiram viver de aparências, e ao mesmo tempo mitifica
o efêmero e uniformiza valores.
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