06/06/2015

Os benefícios da pimenta para a saúde

Alimento de baixa caloria. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo

Foto: Divulgação

Quem gosta de pimenta já sabe que elas além de apimentar o seu prato traz um sabor a mais para a refeição. Sem falar que a pimenta é um alimento de baixa caloria, que fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela também é rica em carboidratos e fibras alimentares. Acompanhe a seguir alguns dos benefícios da pimenta para a saúde.

-Segundo especialistas, a pimenta pode ser consumida em uma quantidade moderada para perda de peso. Isso porque ela é pobre em calorias e contém capsaicina, que ajuda a aumentar a taxa de digestão e na redução de gordura. Ela também ajuda na estimulação da produção de saliva, que auxilia no processo de desintegração de alimentos e de digestão.  Entretanto, deve ser consumida em quantidade moderada, pois pode causar problemas digestivos graves.
-As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, Cambuci, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, etc), possuem propriedades antioxidantes. Isso devido à presença da capsaicina – que confere ardência e propriedades funcionais no organismo. Além disso, os antioxidantes atuam na prevenção de doenças crônicas como cardíacas, diabetes, câncer, além do envelhecimento precoce.
-Ela também é rica em potenciais antioxidantes como carotenoides, flavonoides e vitamina C. Além disso, especialistas destacam que ela ainda contribui como desintoxicante do sangue, ativa o sistema imunológico e é considerado um alimento funcional.
-Outro benefício é que a pimenta estimula a liberação de adrenalina e a noradrenalina que também são responsáveis pelo estado de alerta, fato da pimenta estar associada à melhora de ânimo em pessoas deprimidas. Além disso, sua habilidade de aumentar o fluxo sanguíneo periférico pode ser útil em casos de enxaqueca e depressão.
-De acordo com especialistas, o valor nutricional da pimenta também é relevante, pois possui vitamina A (carotenoides), C e E, vitaminas do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina), além de minerais como potássio e cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger