|
A alegria das cores, texturas e estampas são inspirações que norteiam a estação. Sem falar que o Rio é outro tema que virá com força total! |
Muitos estilistas se
inspiraram nos anos 70 com peças plissadas e estampas florais e super
coloridas, está, por exemplo, é da coleção de Roberto Cavalli/ Foto: Divulgação
Nem bem o friozinho foi embora e só se fala na moda primavera-verão 2015-2016. Isso porque, muita gente quer saber das tendências e estar na moda é sempre bom. As coleções são planejadas e desenvolvidas com meses de antecedência, e os desfiles de moda pelo país e mundo afora, já apresentaram as principais tendências. Então, se você quer saber o que tem de novo na moda primavera-verão dá uma olhada nos tópicos a seguir. A estação vem com quatro temas principais que nortearão os estilos nas ruas nos dias mais quentes, que são:
O Tropicalismo Étnico: onde a cor verde e de animal print com folhagem fará forte presença. O tricô com pontos mais abertos como se representassem redes, materiais que remetem aos animais silvestres e estampas que imitam a madeira estarão super em alta na estação. E também, amarrações para sandálias e rasteiras, tear, tranças. Isso sem falar nos vestidos - peça-chave dessa tendência, além do forte contraste de cor. As lingeries estão coloridas e com estilo e luxo anos 20. Para os homens, o underwear pede peças um pouco mais divertidas para sair do comum, com estampas de flores e folhagem. Ainda o destaque serão as camisas havaianas - tendência na qual as mulheres acabaram pegando carona. Já o short deles, também vai ficar mais curto e com referências da moda africana, mais especificamente do Quênia. Também há o resgate das cores violeta e amarelo - bastante usadas nos anos 1980, para os adolescentes. E na moda infantil, as bolinhas poás e o lúdico serão tema para os pequenos.
A estampa floral em
roupas masculinas, que foi moda no ano passado segue com força total/ Foto:
Divulgação
Natural & Handmade: essa tendência prioriza conforto e elegância. Sendo assim, é mais indicado para as pessoas que gostam de uma natureza distante como ir andar de bicicleta no parque ou fazer trilha numa serra. A tendência são peças que aparentam ter sido feitas à mão (Handmade). O decote é discreto e com tecido leve e simplicidade visual. A praticidade é o que define o look, como é o caso do macacão. Nos acessórios, a tendência pede prata e ovintage dos anos 40. E na moda masculina, a ideia é estar à vontade, com calças largas e mais curtas. Estampas delicadas nas camisetas com tecidos como o linho, nas cores lilás, verde claro e amarelo bebê.
Rio: como era de se esperar, o tema que vem com força total é o Rio de Janeiro. Segundo especialistas da área, isso acontece porque as olimpíadas em 2016 acontecerão no estado. A tendência Rio 40º vem com uma paleta de cores bem iluminada e vibrante, com elementos de alta moda e alfaiataria misturados com o mundo esportivo. Tudo isso com muita cor, sensualidade e conforto. Sem falar que a soma na natureza e arquitetura também vai refletir em desenhos de coqueiros, folhagem e comunidades coloridas. Tendência essa que segundo especialistas, representam a mulher guerreia, e a amazonas com penas e plumagens que irão se refletir nas texturas e caimentos das roupas. Quem também ganha destaque são as pedras brasileiras, como a água marinha. Já na moda praia, a tendência será os anos 70 do Rio de Janeiro.
Urbanidade: Aqui as cores são mais frias, mesmo no verão. E por isso é indicada para o público mais urbano, que precisa de roupas confortáveis para a cidade. O cinza com cor e modelagem com malharia serão o diferencial. Roupas soltas, como a calça boyfriend, camiseta bem cortada e reta. O jeans pode ser justo, mas com elastano para proporcionar conforto. Nessa tendência, as peças são levemente assimétricas. Na moda masculina tem a mistura de tecidos, camisa jeans com blazer, bermuda com blazer, camisa e gravata.
E vejo flores em você!
É na primavera-verão que as flores começam a brotar no vestido verde, azul marinho, no terninho preto. Espaçadas ou não, vêm cobrindo até as famosas bolsas saco. Daí, conforme aumentam os florais, surgem mais cores, como o laranja bem vivo e também o amarelão, e isso acompanhado de ótima malharia, a mais conhecida é a latina, que inspirada em camisolas e usada com o bordado inglês, tem muitos babados e detalhes. Agora que você já sabe, a dica é apostar em looks coloridíssimos.
Escrito para a Revista Bem+ Osasco