09/09/2020

Cuidado! É fake

Foto: Divulgação


Com certeza você tem ouvido falar com muita frequência  sobre notícias falsas, as famosas fake news, correto? Afinal, vivemos numa grande quantidade de informações a cada segundo. O mundo inteiro está a um clique de distância.

No smartphone, o whatsapp está o tempo todo alerta, com mensagens de amigos, colegas de trabalho e de grupos sobre diversos temas; no Facebook, o painel de notificações, está repleto de vídeos, notícias urgentes, postagens de páginas que você curte e comentários fazendo juízos de valor sobre qualquer assunto. Em meio a todo esse cenário, às vezes é difícil saber o que é verdadeiro ou não.

Atualmente, houve um aumento de notícias falsas, as famosas fake news, em inglês. Quantas não são as vezes que você sai falando sobre uma matéria de jornal e, na verdade, só leu a manchete? Quantas vezes você checa a informação que um jornalista do qual você gosta publicou? Quantas vezes você assiste a um vídeo polêmico e o compartilha com seus amigos?  E o que você ouviu falar sobre o Zé e falou pra Maria? 

Cuidado! É fake. Se não ouviu de fonte confiável, não ouviu a confirmação da pessoa, a informação tem diversos erros de português, não se sabe a data da publicação, diz que um especialista falou, mas não sabe qual.

Fique atento, pois divulgar informações falsas pode trazer penalidades prevista em lei.


Projeto de Lei n° 2630, de 2020

Ementa:
Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

Explicação da Ementa:
Estabelece normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo no tocante à responsabilidade dos provedores pelo combate à desinformação e pelo aumento da transparência na internet, à transparência em relação a conteúdos patrocinados e à atuação do poder público, bem como estabelece sanções para o descumprimento da lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger