11/03/2014

A Geoterapia e seus benefícios

Terapia natural que utiliza frutos da terra para equilibrar a energia do corpo e restabelecer a saúde

Foto: Divulgação


A Geoterapia é uma terapia natural à base de frutos da terra. Ela utiliza-se da argila, barro, pedras e cristais, como ferramentas reequilibrantes. Geo (do grego) = Terra e Terapia = Geoterapia. Presente nos mais antigos tratamentos de cura popular, constitui uma técnica bastante difundida entre terapeutas holísticos e médicos do mundo todo, para amenizar e cuidar de desequilíbrios físicos e emocionais.

No tratamento, aplicam-se as técnicas geoterápicas na terapia holística, onde as propriedades terapêuticas da Geoterapia fundamentam-se no poder regenerador que tem a terra, matriz que concebe as fontes, os minerais, os metais, também fonte de água e alimento. Sendo a argila um elemento bastante utilizado como uma forma de absorver toxinas do organismo, com efeito bactericida, anti-inflamatório e cicatrizante. Ainda para cada região do corpo é usada uma argila diferente, como verde, preta ou marrom, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos.

De acordo com especialistas do Instituto Brasileiro de Naturologia, a argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substancia utilizada com ela. Como a argila verde que possui ação no combate a edemas, mesma que pode eliminar acne, usada com óleo de melaleuca.

A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais. Ela também auxilia nos efeitos da menstruação, como cólicas ou TPM. Por meio da argila, ela troca a energia dos minerais na região doente e melhora a circulação sanguínea. 

Entretanto, a argila não é aplicada diretamente sobre a pele, como se imagina. Ela é misturada com outras substâncias e usada na forma de compressa. Assim que ela seca, novamente é colocada outra gaze umedecida.

Já as pedras e cristais são usados como ferramentas reequilibrantes, que atuam nos centros energéticos e meridianos do corpo, facilitam o contato com o Eu interior e trabalham terapeuticamente as reflexológicas. Apesar dos cristais e pedras preciosas terem atraído a humanidade há milênios com seus símbolos e histórias que emanam características próprias, a terapia utiliza uma somatória de técnicas milenares e modernas, a utilização das pedras e cristais como estímulos nessas técnicas visam torná-las mais eficientes, suaves e naturais, para a busca do autoconhecimento e do equilíbrio, no aumento da capacidade de superar obstáculos, alcançando a harmonia e realização interior através de técnicas como as massagens com pedras e cristais.

Além dos muitos benefícios, inclusive na área estética como iremos acompanhar a seguir nos tipos de argila, vale lembrar que segundo especialistas da área de Geoterapia, a técnica deve ser usada como algo complementar ao tratamento médico, e às vezes é indicado somente após o termino do mesmo. Pois se a inflamação é na garganta, por exemplo, e o paciente estiver fazendo uso do antibiótico e da Geoterapia, na hora da aplicação da argila, o corpo acaba expelindo o medicamento. Também é importante saber que a Geoterapia não deve substituir cuidados médicos e exige conhecimentos desta técnica.

As sessões duram entre uma a uma hora e meia, custam em média 100 reais cada. Já os tratamentos faciais geralmente são feitos em apenas 10 minutos e custam em média 50 reais.  

Tipos de argila e suas indicações

Foto: Divulgação


Existem vários tipos de argila, conheça algumas, suas indicações e composições:

Argila amarela: rica em Dióxido de Silício, elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele. É indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos; também melhora circulação sanguínea, tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante.

Argila bege: é a mistura da argila marrom com a argila branca. Desta forma ela incorpora de maneira mais suave às propriedades das duas argilas.

Argila branca: também chamada de Caulim é uma argila primaria composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. Ela ainda é indicada para o tratamento de manchas, de peles sensíveis e delicadas.

Argila marrom: com baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos, ela ativa a circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido sua pureza, também é eficaz contra a acne, espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

Argila cinza: É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. É antiedematosa, secativa e absorvente. Indicada para peles oleosas, manchadas e edemaciadas.

Argila preta: Também chamada Lama Negra é considerada um material muito nobre. Raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. E devido ao teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Tem grande poder rejuvenescedor; ação antiinflamatória, anti-artrosica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.

Argila rosa: Indicada para peles cansadas e sem viço. Devolve à luminosidade natural da pele, a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. É a mais suave de todas as argilas. É a mistura da argila branca com a vermelha. Também indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante, emoliente e no combate aos radicais livres.

Argila verde: Chamada Montemolinorita, e de origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos.

Argila vermelha: É uma argila secundaria porosa, pouco densa, rica em oxido de ferro e cobre. Ela hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-estressante, redutora de pesos e medidas.
Além disso, o óxido de ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade. Veja também na Revista Bem+ Osasco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger