22/04/2014

Comeu mais do que deveria no feriado?

Conheça dicas de exercícios e alimentação que vão ajudar a perder o peso ganho

Foto: Divulgação

As pessoas aproveitam o feriado, principalmente prolongado, para reunir amigos e familiares na conhecida mesa farta.  E como no feriado de Páscoa, ingere-se chocolates em excesso. Como consequência, aparecem os quilinhos a mais. A seguir veja dicas de alimentação e exercícios que vão ajudar a perder o peso ganho. Porém, é preciso colocar a mão na massa e suar a camisa, e nada de dietas radicais que podem trazer grandes prejuízos para a saúde.
De acordo com a nutricionista Alessandra Amaral, a busca pelo emagrecimento imediato, seja através de dietas milagrosas ou exercícios sem a devida orientação, podem desencadear muitos problemas como carência de vitaminas e minerais, desnutrição proteico-calórica, alterações hormonais e lesões articulares. Então nada de querer perder tudo o que ganhou em 7 dias por exemplo, em dois.
A melhor opção indicada por profissionais nesse momento é uma dieta balanceada, sendo o controle da alimentação a melhor tática, inclusive no fim de semana. Procure comer alimentos orgânicos, como frutas, verduras e legumes. Os mesmos fazem grande diferença na hora de ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Também é importante evitar carnes gordurosas e dar preferencia para as magras, como os peixes.
Nesse período, é importante também evitar açúcar, alimentos industrializados, processados e congelados. Depois você pode acrescentá-los em pequenas quantidades e aos poucos na rotina alimentar. E substitua o pão branco pelo integral.
Outra prática que traz resultado é investir em exercícios físicos, como a combinação de exercícios aeróbicos com a musculação, que com o aumento da massa magra ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente a perda de gordura.
A caminhada também é uma boa aliada, prática que deve estar acompanhada de fortalecimento muscular para que as estruturas acompanhem e suportem este novo hábito.
Segundo a educadora física Elisabeth Molinari Rathsan, “A associação entre exercício físico e a mudança de hábitos alimentares são mais efetivas se combinadas, pois trazem benefícios físicos, estéticos e principalmente na qualidade de vida do indivíduo. Eles também contribuem para a melhora da tonicidade e fortalecimento muscular, controle hormonal, coordenação motora, além do bem estar físico e mental”, diz a educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger