Conheça a técnica de massagem que ameniza linhas finas, olheiras e renova a pele
Foto: Divulgação
Não é só o corpo que pode se beneficiar da drenagem linfática, a drenagem linfática facial também é cheia de benefícios. Com objetivos preventivos, estéticos e terapêuticos, ela estimula o sistema de defesa, a oxigenação dos tecidos e ajuda a eliminar líquidos, tonificando a pele e retardando o envelhecimento.
De acordo com especialistas, a técnica de massagem ajuda a ativar a circulação sanguínea, promovendo o relaxamento dos músculos da face e a eliminação das toxinas (que formam as linfas), causadoras das linhas finas e marcas de expressão. Então, seus benefícios vão desde revitalizar a pele do rosto, eliminar bolsas, amenizar olheiras, até tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias. Entretanto, dermatologistas alertam que a técnica não tem o poder de clarear a pigmentação escura das olheiras nem manchas de nenhuma natureza.
Técnica e frequência
As manobras da drenagem linfática facial, assim como acontece na corporal, devem ser feitas suavemente e os movimentos, são de deslizamento e bombeamento com a finalidade de desobstruir os canais linfáticos, causando sensação de bem-estar e provocando maior eliminação do líquido retido no organismo, através da urina. Segundo especialistas, a técnica não tem contraindicação e deve seguir uma ordem especifica para alcançar bons resultados. Isso consiste em duas etapas. Primeiramente é feita a abertura dos gânglios (no pescoço, colo e axilas), na sequencia, a drenagem propriamente dita, direcionada a linfa, com seu conteúdo (toxinas e líquidos retidos), para serem eliminados por esses gânglios.
Já as frequências das sessões podem ser de uma vez por semana ou até mais, vai depender da necessidade da pele e de cada caso. Porém, é importante manter a regularidade no tratamento para não prejudicar o resultado final.
No pós-operatório é possível ver os resultados do tratamento já nas primeiras sessões, com a diminuição do edema e uma melhora geral na aparência da pele. O tratamento é eficiente logo após a lesão, pois melhora a capacidade linfática e a circulação, diminuindo o edema.
O procedimento deve ser realizado por um profissional qualificado durando em média 10 a 15 minutos. Pode ser feita com ou sem cremes. Entretanto, a técnica não é difícil e qualquer um consegue fazê-la em casa, de frente para o espelho. Acompanhe a seguir o passo a passo de como fazer a drenagem linfática facial, com indicações da Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro para o tuasaude.com.
Faça você mesmo
Foto: Divulgação
Sente-se em frente ao espelho que reflita todo o seu rosto e pescoço e siga as seguintes instruções:
· Faça movimentos circulares na região em cima das clavículas. Movimentos lentos e constantes. Repita o mesmo esquema seis vezes de cada lado.
· Na sequencia, repita o mesmo movimento atrás dos lóbulos das orelhas.
· Com os polegares posicionados logo abaixo das sobrancelhas, continue fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos em toda a região abaixo da sobrancelha, iniciando pelo canto interno dos olhos.
· Com os dedos posicionados no queixo deve fazer o mesmo movimento circular, do centro do queixo subindo até atrás das orelhas com as pontas dos dedos.
· Agora, coloque os dedos posicionados na base do nariz em direção à parte de trás das orelhas.
· Para finalizar, com os dedos no centro da testa, deslize-os lentamente até chegar atrás das orelhas.
· Caso queira, pode repetir todo o procedimento por mais duas ou três vezes e termine fazendo movimentos circulares na região acima das clavículas (tocando a sua borda superior) mais seis vezes, para que os gânglios fiquem devidamente limpos.
Escrito para a Revista Bem+ Osasco
Nenhum comentário:
Postar um comentário