29/01/2014

Em tempos de bonança

brasileiros saíram as ruas para manifestar insatisfação - (Foto: Divulgação)


No Brasil, já vivemos tempos em que cidadãos eram impedidos de manifestar sua opinião e muitos deles ainda eram privados do direito de voto. Além disso, pessoas contrarias ao governo eram punidas, muitas vezes com a própria vida.
Mesmo depois da derrubada da Monarquia, onde o poder era do imperador, com a Proclamação da Republica, os anos seguintes foram de massacres, fuzilamentos, prisões e exílios forçados.
Mas agora brasileiros acreditam viver na bonança, entretanto o país tem a maior carga tributaria entre os países da América Latina, segundo recente estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os impostos pagos pelos brasileiros e pelas empresas no país correspondem a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No ranking, que compreende 18 países, o país aparece atrás apenas da Argentina com 37,3%.
E como retorno dos impostos, os brasileiros esperam meses e anos para realizar um exame diagnóstico, cirurgias, e falta até gases em unidades de saúde. Mesmo quem paga convênio médico, tem esperado meses por uma consulta ou tem sido privado de realizar determinado exame porque o convênio não cobre. Falta estrutura de qualidade nas escolas, além disso, o trabalhador tem que enfrentar uma triste realidade com o transporte público todos os dias, pois estão sempre super lotado.
Também temos um sistema prisional onde não é possível recuperar os condenados. Especialistas acreditam que a recuperação e a reinserção social dos presos no Brasil são praticamente impossíveis devido a superlotação dos presídios e a mistura de condenados por crimes graves e por infrações de menor periculosidade. Fato este que acontece a anos, sofrem as mães e familiares, mas falta providências.
Ainda situações como essas acontecem na medida em que recursos destinados a financiar hospitais, saneamento básico, escolas e outras necessidades primárias são, por exemplo, desviadas através da corrupção no país, licitações fraudulentas, desvio de verbas para falsas ONGs, outros.
Com tudo isso, voltamos ainda a acreditar que vivemos na bonança, pois outrora o cidadão não podia falar denunciar esses crimes e expressar opinião contrária, porém hoje não é muito diferente, o cidadão fala, mas é como se falasse para o nada ou para o vento. Onde grande parte dos governantes que deveriam ser representantes do povo, aparentemente governam para seus interesses, e em resposta a insatisfação e manifestação, diz que o cidadão esta usando o seu direito legítimo e que apoia, mas na verdade não tomam atitude de resolver a questão e de ouvir o que dizem, eles apenas representam e acenam.
E posteriormente até fazem uma coisinha aqui outra ali, mas sabemos não resolveu o problema.
É preciso que nós brasileiros sejamos respeitados e se não estamos sendo ouvidos através das manifestações e constante insatisfação com a situação do país, não podemos nos esquecer de mostrar também insatisfação nas urnas nas eleições de 2014. Então pesquise, procure e não vá pela aparência......

Bonança: Estado do mar quando o tempo volta a ser propício a navegação normalmente após uma tempestade. Fig. calmaria, felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger