11/03/2015

Atividades físicas que fazem bem ao coração

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte súbita. Fazer um check-up médico, evitar fatores de risco e praticar exercícios é a melhor forma de prevenção


Além dos exercícios é importante seguir uma alimentação pobre em gordura, principalmente em gordura saturada. Inclua pelo menos cinco porções de frutas e vegetais em sua alimentação diária/ Foto: Divulgação   


Doenças cardiovasculares, como cardiopatia isquêmica e infartos, continuam sendo a primeira causa de mortes no mundo - em 2011, 17 milhões de pessoas morreram em decorrência da condição. O dado faz parte de uma lista divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as principais causas de mortalidade. Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares já lideravam a classificação em 2000.
No grupo de risco para doenças cardiovasculares adquiridas e, consequentemente mortes súbitas estão os tabagistas, diabéticas, hipertensas, que tenham dislipidemia (taxas anormais de colesterol e triglicérides no sangue) e história precoce de doença coronariana.
Segundo especialistas, a melhor maneira de prevenir é controlar os fatores de risco, ficando alerta para sintomas e realizando os check-ups médicos completos. Além disso, os exercícios físicos regulares também são a melhor forma de prevenção. Pois as pessoas ativas correm menos riscos que as sedentárias, tanto pela proteção cardiovascular que o exercício lhe traz, quanto por terem mais chance de apresentar os sintomas que podem servir de alerta antes que seja muito tarde.
Entretanto, para iniciar na pratica de atividades físicas é muito importante que o interessado passe por uma avaliação médica e leve o atestado de aptidão física para o local, onde fará os exercícios.
Para o Cardiologista e médico do esporte, Dr. Cláudio A. Baptista, em seu artigo para o site minhavida.com.br,  é fundamental iniciar os exercícios com uma atividade que tenha maior afinidade e se sinta bem. Pois segundo ele, tentar uma atividade não usual e com maiores esforços, poderá ocasionar com a desistência, perdendo assim a oportunidade de aumentar sua adesão.
O profissional indica que inicie com caminhadas ou então com
hidroginástica, caso goste piscina, ou mesmo a dança. De acordo com Baptista, o mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Uma vez conseguida esta adesão, o seu coração saudável vai melhorar o seu metabolismo e seu rendimento de trabalho, você notará que para um mesmo trajeto de caminhadas realizado que fazia em um determinado tempo, o fará em um tempo menor e sem se cansar.
Ainda segundo o cardiologista, a atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma frequência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.
Para ele durante a atividade física é importante que procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Assim, você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger